Terminou na sexta-feira (28/9, a segunda turma do Curso de Gerenciamento de Projetos. Ao todo, 34 gerentes de projetos da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) e do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) participaram do treinamento, realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

De acordo com o especialista e facilitador do curso, Facundo Barbosa, o curso abordou a padronização dos conceitos e a importância de elaborar o planejamento. “Trabalhamos com seis projetos reais, já iniciados. Boa parte são do Plano Fortaleza 2040. A turma é de nível elevado, com participação dos servidores de diversas áreas, e comprometida, pois são profissionais bem preparados e alinhados, que querem entregar grandes resultados”, disse.

Foram cinco encontros, iniciados no dia 24/9, totalizando uma carga horária de 20 horas, com aulas no período da manhã. Essa é uma ação estratégica, coordenada pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (ASPLAN/SEPOG), de disseminação da metodologia “Canvas” - técnica prática, rápida, interativa e participativa, utilizada para construir ou modificar projetos.

“Estamos colocando em prática uma nova ferramenta de elaboração de projetos. Uma técnica didática, simplificada e conceitual. O curso foi excelente, pois tivemos também a oportunidade de trocar experiências com outras áreas”, afirmou a Coordenadora da Gestão Estratégica de Pessoas da SEPOG, Noeme Milfont.

Para o secretário adjunto do IPLANFOR, Mario Fracalossi, o momento estimulou a participação dos servidores. “A Prefeitura de Fortaleza trabalha com projetos de grande impacto. Fazer uma análise, conhecer como funciona a estrutura, os riscos, o pensamento das entregas, o diagnóstico e a aplicação de boas prática são ações fundamentais para construir um bom projeto. Quando conseguimos aplicar uma técnica que auxilia essa compreensão e a padronização dos termos, isso se torna algo qualitativo”, explicou.

Segundo a coordenadora da ASPLAN/SEPOG, Desirée Mota, está previsto para 2019 abertura de novas turmas. “Nossa meta é formar uma nova cultura na área de gerenciamento de projetos, trabalhar a metodologia do Canvas e envolver os demais gerentes de projetos da Prefeitura de Fortaleza. Para isso, será definido, juntamente com o Gabinete do Prefeito, os projetos estratégicos de governo, para que possamos focar nas demais secretarias”, finalizou.

SAIBA +

A 1º turma reuniu, ao todo, 40 gerentes de projetos da SEPOG, nos dias 10 a 14 de setembro, na Unifor. Elogiado por todos que participaram, o curso proporcionou uma maior integração entre as áreas de negócio e focou em quatro projetos prioritários do portfólio da Secretaria.