As carreiras integrantes dos diversos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Prefeitura Municipal de Fortaleza foram agrupadas por Ambiente de Especialidade, a saber: Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza; Educação; Saúde; Médicos; Médicos / Instituto Dr. José Frota - IJF; Saúde / Instituto Dr. José Frota - IJF; Gestão Previdenciária e Saúde do Trabalhador (IPM); Gestão Pública; Tributação, Arrecadação e Auditoria Fiscal (SEFIN); Gestão do Trânsito e Energia (AMC); Fiscalização; Limpeza e Urbanização (EMLURB); Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade (IPEM). 
 
Com a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), cada vez mais servidores e empregados são valorizados em sua profissão, em ação de estímulo à qualificação dos serviços públicos ofertados à sociedade. Os Planos introduziram a possibilidade de desenvolvimentos na carreira do servidor através da capacitação em cursos correlatos com o cargo/função, bem como pelo tempo de serviço (antiguidade). 
 
Também foi instituído o Incentivo de Titulação (ITA) para os servidores e empregados que concluírem curso de grau de formação superior ao exigido para o exercício do cargo/função, de acordo com critérios estabelecidos na legislação vigente. 
 
Abaixo, estão todos os PCCS, lei de implantação, legislações e tabelas salariais vigentes:    
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
- TABELA SALARIAL