O que é?
A incorporação da gratificação de representação atribuída aos ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, a ser concedido ao servidor ocupante de cargo efetivo e garantida essa incorporação aos proventos de aposentadoria.
 
   Quais são os requisitos para solicitar a incorporação de cargo comissionado?
- Servidor efetivo em exercício depois de 08 (oito) anos ininterruptos ou 10 (dez) anos consecutivos ou não no cargo em comissão.
-  O servidor efetivo que contar tempo de serviço igual ou superior ao fixado para aposentadoria voluntária com proventos integrais, ou aos 70 (setenta) anos de idade, aposentar-se-á com as vantagens do cargo em comissão, em cujo exercício se encontrar, desde que haja ocupado durante 05 (cinco) anos ininterruptamente ou 07 (sete) anos consecutivos ou não.
 
Qual é a documentação necessária?
incorporacao cargo comissionado 1
 
Onde o(a) Servidor(a) Deve Solicitar?
O servidor deve se dirigir ao seu Órgão de Origem, preencher requerimento e anexar os documentos necessários. O pedido será cadastrado e fornecido protocolo da solicitação ao servidor para acompanhamento da tramitação e atendimento do benefício.
    
Qual o passo a passo para solicitar a incorporação de gratificade cargo comissionado?
A solicitação de incorporação de cargo comissionado deve ser feita pelo servidor na Unidade de Gestão de Pessoas de seu Órgão de lotação ou na Regional mais próxima de seu endereço. O processo de incorporação de cargo comissionado segue o seguinte fluxo:
incorporacao cargo comissionado 2
Fundamentação Legal
Arts. 121 e 134 da Lei 6.794, 27 de dezembro de 1990 (Estatuto dos Servidores de Fortaleza);
 
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